surrealismo ou surrealista

Surreal
Surrealismo Carlos Saramago
O Surrealismo foi um movimento artístico e literário criado em Paris em 1920, Os seus artistas denominam-se de Surrealistas dizem que foi uma alavanca que veio a definir o modernismo entre as duas Grandes Guerras. Reunindo artistas antes ligados ao Dadaísmo ao ganharem dimensão mundial. Foi muito inspirado pelas teorias psicanalíticas do Psiquiatra Sigmund Freud , o surrealismo simboliza o inconsciente na mente criativa.Um dos objectivos do Surrealismo foi criar uma arte que o racionalismo estava a destruir.André Breton que era  poeta e crítico, foi um dos principais líderes e pioneiros desta iniciativa ou deste movimento do surrealismo.


A palavra surrealismo supõe se que foi criada pelo escritor Guillaume Apollinaire , Surrealista que estava  ligado ao Cubismo,criador da  peça teatral As Mamas de Tirésias, considerada por muitos uma precursora do movimento francês.
Um dos grandes focus do movimento é o Manifesto Surrealista .
Não posso deixar de acrescentar  Salvador Dalí no campo das artes plásticas, visto ter sido uma das minhas principais motivações e inspirações para o trabalho que faço e gosto hoje em dia, certamente uma marca importante para mim para o surrealismo e os surrealistas!

3 comentários:

  1. Acredito que vc supera o surrealismo, nos traços e imagens que transcendem o real e o irreal. Dentro da tua arte os sonhos, o imaginário travam um diálogo permanente entre a vida cotidiana e os sonhos mais loucos. Vc conversa com a arte de uma forma lúdica e mágica.

    ResponderExcluir
  2. Repito o que deixei no Facebook:
    É como estar em transe, ou quase que fugindo de uma realidade não aceita e indesejada... Clamar por liberdade, através da expressão de sua arte.
    Que mágica, não?! Saramago, mago! Nua Estrela, viaja pelas estrelas e pelo espaço do corpo feminino.
    Adoro o trabalho de vocês. Muita Paz!

    ResponderExcluir

quero comentários !!